Meditação Diária (05.01.2012) Reparando o altar


"Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas." - I Reis 18:30.


Elias foi um grande profeta de Deus. Ele viveu na época da grande apostasia promovida pelo rei Acabe e sua esposa Jezabel. Talvez o episódio mais marcante da vida de Elias seja o confronto com os oitocentos e cinquenta falsos-profetas ("quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera (poste-ídolo)" - I Reis 18:19). Através do seu servo Elias, Deus se manifestou poderosamente enviando fogo do céu, consumindo o novilho e surpreendendo todo o povo.

Muitas vezes, como cristãos, almejamos ter a mesma capacidade de Elias: invocar o poder de Deus e fazer descer fogo do céu. Deus colocou à nossa disposição todo poder, mas temos sido falhos em utilizá-lo. Queremos exercer o poder sem dar os passos anteriores que nos habilitariam a exercê-lo.

Antes de invocar o poder de Deus, Elias fez algo que estava ao seu alcance fazer: reparou o altar do Senhor. O verso de hoje diz que o altar do Senhor estava em ruínas. O altar do Senhor, para nós, simboliza nossa comunhão constante com Deus, nossa relação diária com Ele, nossa aliança que firmamos com o Senhor quando decidimos segui-lo. Como está o nosso altar? Como estamos em nossa vida devocional? Temos dedicado tempo para o culto familiar? Temos acordado alguns minutos mais cedo para orarmos com calma e buscarmos o Senhor em Sua Palavra?

Amigo. Talvez o seu altar esteja em ruínas. Talvez eventos recentes em sua vida afetaram seu relacionamento com a família, sua saúde ou seu emprego e acabaram te afastando de Deus. É hora de fazer como Elias. Levante-se. Tome a decisão de reparar o altar do Senhor. Busque-o com toda a determinação e coloque-se aos seus pés.

Oração: Pai poderoso. Quão grandes coisas o Senhor tem feito por mim, pela minha família e pelo seu povo. Infelizmente tenho que admitir que não estamos sendo fiéis como deveríamos. Ao lermos tua Palavra nos surpreendemos com a infidelidade de Israel, mas estamos na mesma situação: Seu altar em nossa vida está em ruínas. Nossa vida não tem sido dedicada a ti. Perdoa-nos Senhor. Ajuda-nos a restaurar o teu altar em nossa vida. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.
.