Meditação Diária (10.08.2011) Frutos para si mesmo


"Israel é uma vide frondosa. Dá o fruto para si mesmo. Conforme a abundância do seu fruto, assim multiplicou os seus altares." - Oséias 10:1.


Quando paramos para estudar e analisar a criação notamos que Deus, ao criar o mundo, colocou a marca do altruísmo nas coisas criadas. Tudo que foi criado por Deus tem algo a oferecer para a harmonia do sistema. O ciclo da água possibilita que este líquido vital não fique reservado apenas nos lagos e mares, mas ao evaporar e se condensar nas camadas superiores da atmosfera pode ser distribuído equitativamente sobre a terra em forma de chuva. Cada animal tem sua função: desde a pequena minhoca que ara a terra até os animais que forneçem lã, leite, mel e equilíbrio ao meio ambiente. As árvores e vegetais também foram criados por Deus para dar algo ao homem: sombra, oxigênio e, logicamente, alimento, frutos.

Quando Deus criou o homem sua intenção é que o ser humano também contribuisse para o bem estar do sistema DANDO algo de bom para a natureza e para o seu semelhante. Deus deu capacidades e recursos fantásticos aos seres humanos, mais recursos do que qualquer outra obra da criação. No entanto o homem tornou-se egoísta. O próprio povo de Deus tornou-se como uma árvore frondosa, que produz muito fruto, mas que dá o fruto para si mesmo. O povo de Deus no passado usou este "fruto", os recursos que Deus lhes deu, para levantar altares para outros deuses.

O que temos feito com os frutos de nossa árvore? Como temos aplicado nosssos recursos? Como temos gasto o tempo que Deus nos deu e o dinheiro que ganhamos com o nosso trabalho? Estamos levantando altares para Baal, dando o fruto para nós mesmos e para nossa perdição? Ou estamos em harmonia com a proposta original de Deus, sendo um elemento que produz frutos para dar vida aos outros?

Amigo, reflita hoje sobre o tipo de fruto que estás produzindo e como tens aplicado esta produção.

Oração: Pai querido, graças te dou porque tu és um Deus altruísta, um Deus que ama e que dá. Um Deus que amou o mundo de uma forma tão grande que deu seu próprio Filho para morrer pela salvação dos que crêem. Hoje meus olhos foram abertos para o fato de que toda a criação dá fruto altruísta para beneficiar outros. Mas vejo que meu fruto tem sido como o de Israel antigo. Tenho produzido para mim mesmo, para o meu prazer, e muitas vezes para o meu próprio prejuízo e para a destruição da minha família. Eu preciso de sabedoria, Senhor. Ajuda-me a ter discernimento e aplicar de forma adequada tudo o que o Senhor me deu. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.
.