Meditação Diária (11.08.2011) Apostasia


"Vós me profanastes entre o meu povo por punhados de cevada, e por pedaços de pão, matando aqueles que não haviam de morrer, e guardando vivos aqueles que não haviam de viver, mentindo ao meu povo que escuta a mentira." - Ezequiel 13:19.


O povo de Israel foi escolhido por Deus para ser uma bênção para as outras nações e para levar o conhecimento do único Deus verdadeiro às nações pagãs. No entanto, este povo escolhido caiu em profunda apostasia e passou a servir e adorar deuses falsos, os deuses das nações para as quais ele deveria apresentar o único Deus verdadeiro. Quando o povo caía em apostasia, ou seja, quando abandonava o Deus verdadeiro, o Senhor enviava profetas para repreender o povo e fazê-los voltar ao culto ao único Deus. Algumas vezes o povo ouvia o profeta e se arrependia, mas na maior parte das vezes o povo via o profeta como um inimigo, um crítico, um perturbador da ordem, então decidiam matá-lo.

Na época de Ezequiel a apostasia foi tão grande que os próprios profetas estavam apostatados. O verso de hoje diz que os profetas profanavam o Senhor por punhados de cevada e por pedaços de pão. Isto significa que tais profetas pregavam por interesses materiais. Assim como no passado e como em todas as épocas, hoje também há os pregadores que dão suas mensagens movidos por interesses materiais. Infelizmente a verdadeira e pura religião de Cristo foi transformada num comércio. A comercialização da religião tornou-se um obstáculo para muitas pessoas sinceras que têm necessidade do Deus vivo mas não buscam o Senhor porque em sua mente a religião é apenas uma forma de enriquecer os líderes. Isso é muito triste. Há pessoas perdendo a salvação por culpa de falsos líderes espirituais, falsos profetas que "matam aqueles que não haviam de morrer", conforme disse Ezequiel.

Mas Ezequiel conclui sua profecia dando uma mensagem positiva. Ele transmite aos falsos profetas e falsos líderes a mensagem do Senhor: "Livrarei o meu povo das vossas mãos, e eles não estarão mais em vossas mãos para serem caçados; e sabereis que eu sou e Senhor." (Ezeq. 13:21). O Senhor prometeu severos juízos e castigos ao seu povo em Jerusalém devido à apostasia generalizada, mas deixou uma promessa para aqueles que se mantivessem fiéis. Em Ezequiel 14:22 o Senhor promete que algumas pessoas sobreviveriam aos castigos e sairiam da cidade de Jerusalém com os seus filhos e filhas. Este remanescente iria consolar as outras pessoas com os seus "caminhos e feitos".

Meu amigo, se existe uma apostasia generalizada ao seu redor, não desanime de seguir o Senhor. Você pode ser um destes remanescentes. Você pode ser uma luz nas trevas. Apegue-se ao Senhor e Ele, através de você, poderá mostrar seus "caminhos e feitos" para outras pessoas.

Oração: Pai misericordioso, eu te agradeço pelo seu perdão e misericórdia. Vejo a apostasia no mundo e na igreja e sinto que posso ser influenciado pois sou fraco e preciso de ti. Senhor, não permita que eu caia no momento da tentação, não permita que eu me ajunte àqueles que professam estar contigo mas que procedem impiamente. Ajuda-me a ser uma luz neste mundo escuro. Ajuda-me a amar os que precisam de salvação. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.
.