Meditação Diária (03.06.2011) O Casal Adão


"Homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados" - Gênesis 5:2.



Para o devocional de hoje eu escolhi um verso que é pouco lembrado mas que reflete muito bem o que Deus pretendia para o recém-criado casal e para todos os outros casais que o sucederia.

Muitas vezes dizemos que Deus criou Adão e Eva, mas esta afirmação não é tecnicamente correta. Deus criou o homem e a mulher e lhes deu o nome de Adão. O nome dado a alguém era muito importante no passado pois tinha grande relação com o que o indivíduo era de fato. E neste caso Deus deu o mesmo nome para ambos. Segundo Gênesis 5:2 Deus os chamou de "Adão" (que no hebraico significa "homem" no sentido de humanidade).

A idéia de um nome só para duas pessoas revela o quão unidas estas pessoas deveriam estar. Para Deus era como se fosse uma só pessoa, um indivíduo apenas no sentido de que não poderiam se dividir ou se separar. Quando Deus chamasse "Adão, venha aqui", era esperado que tanto o homem quanto a mulher se sentissem convocados.

Infelizmente a entrada do pecado no mundo abalou a unidade idealizada por Deus para o homem e sua mulher. Esta ruptura é comprovada pelo fato de Adão ter dado à mulher o nome de Eva (Gên. 3:20). Hoje a proposta de Deus é que a unidade idealizada no princípio seja restaurada através do poder de Cristo Jesus. Uma unidade a tal nível só pode ser reestabelecida se ambos, o homem e a mulher, forem um com Cristo e com o Pai conforme a oração feita por Cristo em João 17:21-23:

"Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim."

Amigo, é esta unidade essencial para a salvação que temos que buscar com Deus, o Pai, com o nosso Salvador Jesus Cristo, com nosso cônjuge e com todos os irmãos de fé.

Oração: Amado Pai, obrigado pelo ministério da união. Obrigado porque em Cristo podemos ser um assim como no princípio tu idealizastes para o homem e para a mulher. Pai, peço tua bênção sobre meu casamento, sobre minha esposa, sobre meus futuros filhos, sobre os casais que te servem e aqueles que ainda irão te servir. Coloque no coração do teu povo o verdadeiro amor que vem de ti. Derrame sobre nós o espírito de unidade e amor. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.
.