(01) Divindade: A Doutrina da Trindade e a Bíblia

INTRODUÇÃO:
Ao longo dos séculos muitos conceitos sobre a Divindade têm surgido. Muitos debates têm sido travados e todos afirmam ter base bíblica para defender suas idéias. Vejamos 2 conceitos bastante conhecidos no meio religioso:

O primeiro conceito: Existe uma Pessoa, essa Pessoa é o Deus único. Ele foi Deus Pai no Antigo Testamento. Depois Ele foi o Deus Filho nos Evangelhos e hoje Ele é o Deus Espírito Santo. Não são 3 Pessoas, nem 2 Pessoas. É apenas 1 Pessoa, 1 Deus, que se apresentou e se revelou de três formas diferentes na história.

O segundo conceito: A doutrina da Trindade. Um dos objetivos com essa série de estudos é conhecermos melhor esse conceito a Luz da Palavra de Deus. Porém, antes de estudarmos, faz-se necessário conhecermos o conceito de Trindade!

O Dicionário, diz que TRINDADE: é um agrupamento de 3 coisas semelhantes; OU Dogma da Religião cristã que sustenta a existência de 3 pessoas distintas na natureza de Deus.

QUAL A ORIGEM DA TRINDADE?

“O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. (...) A igreja estudou esse mistério com grande cuidado e, depois de quatro séculos, decidiu declarar a doutrina desta maneira: dentro da unidade de Deus há três Pessoas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.”
O Catecismo Católico de Hoje, pág. 11

“O Credo de Atanásio” nos dá o conceito da Trindade Ortodoxa, que é aceito como verdade pela Igreja Católica e a maioria das Igrejas protestantes e/ou evangélicas:

“Qualquer pessoa para ser salva, antes de todas as coisas é necessário que ela celebre a fé Católica. (...) Mas esta é a fé Católica: Que nós adoramos um Deus em uma Trindade, e a Trindade em uma unidade. (...) Porque existe uma pessoa do Pai: outra do Filho: outra do Espírito Santo. (…) Assim o Pai é Deus; o Filho é Deus; e o Espírito Santo é Deus; Porém não há três Deuses; mas um Deus (…) Mas as três Pessoas juntas são co-eternas e co-iguais. De forma que em todas as coisas, como supracitado, a Unidade na Trindade, e a Trindade em sua Unidade devem ser adorados.” (O Credo de Atanásio, citado em História da Igreja Cristã, de Philip Schaff , Vol. 3, Seção 132, págs. 690).



Existe algum texto bíblico que afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um? I João 5:7-8:

“Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na Terra]: o Espírito, a água e o sangue...” I João 5:7-8.

Em toda a Bíblia, esse é o único texto que afirma uma Trindade, ou seja, que “os três são um.”
1) Mas qual o problema com esse texto?
2) Por que ele está entre colchetes?
3) Como esse texto está em outras versões da Bíblia?
4) Por que os teólogos não usam esse texto?

Tanto na Bíblia de Jerusalém, como na edição João Ferreira de Almeida, I João 5:7 está entre colchetes com a seguinte explicação: “Todo conteúdo entre colchetes é matéria da Tradução de Almeida, que não se encontra no texto grego adotado.” Ou seja, ele foi adicionado na Bíblia posteriormente pelos copistas, pois não se encontra nos manuscritos originais!

Na Bíblia Linguagem de Hoje, 1ª João 5:7-8, está da seguinte forma:

“Há três testemunhas: o Espírito, a água e o sangue. E os três estão de pleno acordo.”

E o que dizer de Mateus 3:16-17; Mateus 28:19 e II Coríntios 13:13 ou 14?
O simples fato de um texto citar o Pai, o Filho e o Espírito Santo, quer dizer que existe uma Trindade?

NÃO! Trindade significa: Três Pessoas co-iguais e co-eternas, ou seja, as 3 Pessoas são iguais em natureza, hierarquia, poder, existência, conhecimento, etc. O simples fato de um texto bíblico mencionar os três: Pai, Filho e Espírito Santo, não provam uma Trindade.

Existe alguma hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo?
Todos os três são iguais e estão no mesmo nível?
O que dizer de: João 14:28, I Cor. 15:27-28.
O Pai de Jesus é o que Dele? João 20:17, Apoc. 3:12?
E o Espírito Santo, é uma 3ª Pessoa? Um 3º Ser Pessoal da mesma forma que o Pai e o Filho são? Como explicar Joel 2:28-29 e João 20:22?
Os textos (Mateus 3:16-17, Mateus 28:19 e II Coríntios 13:13) mostram essa igualdade entre os três? Ou mostram apenas que os três existem?
E o que dizer dos textos isolados, que apresenta o Pai, o Filho e o Espírito Santo?
Estudando o que a Bíblia diz acerca de cada um Deles, isoladamente, vamos encontrar uma Trindade?

O objetivo com esse estudo é através das Escrituras, respondermos as perguntas: Quem é o Pai? Quem é o Filho? Quem é o Espírito Santo?

Depois que estudarmos e conhecermos melhor, o que as Escrituras nos dizem a respeito dos três, poderemos responder as perguntas: Existe uma Trindade? SIM ou NÃO? A Trindade é uma Doutrina bíblica? SIM ou NÃO?

RESUMINDO O CONCEITO DA DOUTRINA DA TRINDADE:
Existe 1 Deus. Esse Deus é composto por 3 Pessoas, co-iguais e co-eternas. Cada Pessoa é Deus e é digna de adoração: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. São três Pessoas em um Deus e um Deus em três Pessoas.

Diante desse conceito, surgem algumas perguntas para nossa reflexão:
1ª) As 3 Pessoas da Divindade são co-iguais e co-eternas e cada uma delas é Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Diante disso perguntamos: Existem então 3 Deuses?

2ª) Deus se revelou nas Escrituras, como um Ser Pessoal, uma Pessoa. A doutrina da Trindade, afirma que Deus são três Pessoas. Diante disso, perguntamos: Como podemos entender o conceito de que 1 Pessoa é 3 Pessoas e que 3 Pessoas é 1 Pessoa?

Diante de tal problema, muitos irmãos afirmam que o Deus-Triúno é um Mistério e não podemos conhecê-Lo. Porém, perguntamos: Deus se revelou a humanidade? De que maneira?

Deus se revelou de 3 maneiras:
1ª) Através de Seu Filho – Hebreus 1:1-3
2ª) Através da Natureza – Romanos 1:20
3ª) Através de Sua Palavra – Gênesis 1:1

PERGUNTAS:
1ª) Podemos conhecer Deus? Oséias 6:3. (sim?!)
2ª) Podemos crescer no conhecimento de Deus? Colossenses 1:10. (sim?!)
3ª) Podemos conhecer o entendimento de Deus? Isaías 40:28 – Salmos 139:6 e 147:5 (não?!)
4ª) Deus é um Mistério ou tem um mistério? Colossenses 2:2. (tem um mistério?!)
5ª) Qual é o Mistério de Deus? Colossenses 1:26-27. (Cristo?!)
6ª) Quem conhece e nos revela “as coisas de Deus”? I Coríntios. 2:11-12. (o Espírito Santo?!)
7ª) A quem pertence as revelações que Deus fez em Sua Palavra? Deut. 29:29 (a nós?!)

“Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus.”
Mateus 13:11.

CONCLUSÃO: Podemos conhecer Deus, através de Sua Palavra e o Espírito Santo de Deus é quem nos revela e faz com que venhamos a compreender “as coisas de Deus”.

Você deseja conhecer melhor a Deus? SIM ou NÃO?
PRÓXIMA LIÇÃO: Por que devemos conhecer Deus? Como podemos conhecer Deus?