(05) Divindade: Jesus - Deus Filho ou Filho de Deus?

INTRODUÇÃO:
Segundo os trinitarianos, o próprio Deus, encarnou em um homem, Jesus. Esse homem, tinha um TÍTULO de FILHO de Deus, mas não era verdadeiramente o Filho de Deus. Segundo os trinitarianos, quem veio morrer por nós não foi o Filho de Deus, mas o próprio Deus!

1) Ele nasceu para que? Ele veio ao mundo para que?
“Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci (no princípio), e para isso vim ao mundo (como homem), a fim de dar testemunho da verdade.” João 18:37.

2) O Filho foi gerado outra vez? Ele foi Filho outra vez?
“...José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo” – Mateus 1:20

“Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste.” Hebreus 10:5.

“....E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?”
E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” Hebreus 1:5-6

Deus tem um Filho, gerado Dele no princípio de tudo. Quando veio a este mundo, nasceu de mulher, mas foi gerado por Deus. Tornou-se homem, mas continuou sendo Filho de Deus!

3) Jesus: Deus Filho ou “Filho de Deus”?
“E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mat 3:17

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito....” João 3:16

Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” 1 João 5:5

“Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.” 1 João 4:15

“E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!” Mateus 14:33

“Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mat.16:15-17

A expressão “Filho do homem” é usada por Jesus mais de 80 vezes nos evangelhos.
A expressão “Filho de Deus” tem mais de 100 referências no Novo Testamento.
Há mais de 150 referências nos Evangelhos, onde Jesus Cristo chama a Deus de “Pai”.

4) Jesus veio em nome de Quem?
“Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis.” João 5:43

5) O Filho recebeu autoridade de Quem?
“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” – João 10:17-18
“Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento.” João 5:22
“Tudo me foi entregue por meu Pai.” Mateus 11:27
“Porque como o Pai tem vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em i mesmo. E deu-lhe autoridade para julgar porque é o Filho do homem.” João 5:26-27
“Toda autoridade me foi dada, nos céus e na terra.” Mateus 28:18

6) Quem fazia as obras? O Pai ou o Filho?
“Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer...” João 5:19
“Por isso vos digo que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai lhe não for concedido.” João 6:65
“Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” João 5:30
“Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras.” João 14:10
“Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis.” Atos 2:22

7) Jesus tinha o que?
“Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.” Lucas 5:17

8) Para o apóstolo Paulo, Deus era o que de Jesus?
“O Deus e Pai do Senhor Jesus...” II Cor. 11:31
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo...” Efésios 1:3
“...o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória...” Efés. 1:17
“...a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 15:6
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, ...” II Coríntios 1:3

9) Para o apóstolo João, Deus era o que de Jesus?
“Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados (Jesus), e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” Apocalipse 1:5-6

10) Quem era Deus para Jesus Cristo?
“Disse-lhe Jesus: (...) vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” João 20:17

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12
REFLITA:
a) Jesus dependia de Deus? O Pai fazia as obras através do Filho?
b) Para os apóstolos, Deus era o que de Jesus? Pai e Deus?
c) Para o próprio Senhor Jesus, Deus era o que Seu? Pai e Deus?
d) Jesus tem um Deus?!

11) Quem nega que Deus é Pai e que Jesus é Filho?
“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.” I João 2:22-23

Conclusão:

Deus é Pai. Jesus é Filho.
Jesus dependia de Seu Pai! Ele fez a vontade de Seu Pai!
Deus, além de Pai, também é Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Existe um só Deus e Esse Deus é o Pai. Jesus é o Filho Dele, foi gerado Dele. Foi Filho 2 vezes, uma na eternidade e outra aqui na terra. Pergunto: Como conciliar esses fatos com as declarações bíblicas onde Jesus Cristo é chamado de “Deus”? (Isaías 9:6; João 1:1; 20:28; Romanos 9:5; Tito 2:13 e Hebreus 1:8).

Veja as próximas Lições!
PRÓXIMA LIÇÃO: Deus e Jesus: Pai e Filho