(07) Divindade: Porque Jesus foi chamado de Deus?

INTRODUÇÃO:
Antes de estudarmos esse tema, faz-se necessário o estudo das Lições anteriores. Caso não tenha estudado, estude-as para ter uma melhor compreensão desta.

Lições anteriores: “Há um só Deus, o Pai”, “Deus tem um Filho gerado Dele no princípio”, “Jesus é o Filho de Deus” e "Deus é uma Pessoa e Jesus é outra Pessoa".

Diante de tudo que vimos até agora: Deus é um Ser Pessoal, Ele é Único, Todo Poderoso, Imortal, existente por Si mesmo!

Jesus é o Filho de Deus, dependia de Deus, morreu para nos salvar, foi gerado por Deus e Deus o elevou a Príncipe e Salvador, Ele veio glorificar a Deus, o Seu Deus e Pai!

Porém, a pergunta continua: Como conciliar o fato de que existe um só Deus, o Pai e que Jesus é o Filho de Deus, com as declarações bíblicas onde Jesus Cristo é chamado de “Deus”? (Isaías 9:6; João 1:1; 20:28; Romanos 9:5; Tito 2:13 e Hebreus 1:8).
Não pode haver contradições na Palavra de Deus!

1) Quem foi chamado de Deus?
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus (Elohim) a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.” – Êxodo 7:1.
“E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus (Elohim).” Êxodo 4:16

2) Quem lutou com Jacó? Deus ou um Anjo?
“...lutaste com Deus (Elohim)...” Gênesis 32:28 e 30
“Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas. Em Betel o achou, e ali falou Deus com ele” Oséias 12:4

3) O Anjo do Senhor levava o nome de Quem?
“Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, (...). Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome.” Êxodo 23:20-21

4) Quem mais foi chamado de Deus?
“Contra Deus (Elohim) não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do teu povo.” - Êxodo 22:28
“Aos juízes (Elohim) não blasfemarás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo.” - Êxodo 22:28 (em outra versão)

5) Quem mais foi chamado de Deus?
“...que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus (Elohim) o fizeste; de glória e de honra o coroaste.” Salmos 8:4-5

"Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste." - Hebreus 2:6 e 7.

Tanto o termo hebraico Elohim, como o termo grego Theos, traduzido para Deus tem dois sentidos:

O primeiro destes é quando designa Deus. Aquele que governa e preside sobre todas as coisas no céu e na terra... Neste sentido as Escrituras afirmam que Elohim é um só. Theos é único, é o Todo-Poderoso! O Imortal. Aquele que nunca foi visto!
O outro sentido é quando o Deus único dá a outro ser, algum tipo de autoridade superior ou no céu ou sobre a terra entre os homens, (...) ou autoridade para impor julgamento sobre outros homens, sendo dessa maneira, e nesse sentido considerado e chamado de Deus!

O Anjo que guiou o povo de Israel no deserto levava o nome de Deus. Tanto Moisés como o Anjo que lutou com Jacó, foram chamados de Deus (Elohim). Os Juízes em Israel, foram chamados de Deus (Elohim). Os anjos foram chamados de Deus (Elohim) em Salmos 8:4-5.

Mas eles eram Deus? De forma alguma! Ora, se um Anjo, Moisés, os Juízes de Israel, foram chamados de Deus (Elohim).
Quanto mais Jesus Cristo... O Filho de Deus... Aquele que foi gerado de Deus, que saiu de Deus, o qual tinha a mesma natureza de Deus, Ele que tinha a “forma de Deus”. Aquele por quem Deus criou todas as coisas! O Pai deus a Ele todo o direito e autoridade de ser chamado de Deus!

6) Jesus era Deus, ou tinha o nome de Deus?
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6.

7) Jesus trazia o nome de Deus, como se fosse o próprio Pai aqui presente!!
“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus (é) conosco.” Mateus 1:23.

8) Jesus trazia o nome de Quem?
“...Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição...” João 17:11-12

9) Jesus tem um nome, acima de todo nome? Quem deu a Ele?
“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome...” Filipenses 2:9

10) Jesus estava com Deus e foi chamado de Deus, por que Ele revelou o Pai!
No princípio era o Verbo, (...), e o Verbo era Deus. João 1:1.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:18 (versão Revista e Corrigida e de Jerusalém)
“Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!” João 20:28
“Respondeu-lhe Jesus: (...) Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14:9

11) Os judeus acusaram Jesus de quê?
“Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.” João 10:33

12) Qual foi a resposta de Jesus?
“... àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?” João 10:36
Jesus NUNCA disse que era Deus. Ele sempre afirmou que era o Filho de Deus!

Conclusão:
Jesus representou Deus aqui na Terra. Jesus levou o nome de Deus. Jesus é a expressa imagem de Deus. Jesus é a Palavra de Deus. Jesus tem um nome acima de todo nome. Jesus tem a plenitude da Divindade. Jesus existia (no céu) em forma de Deus. Jesus por ser o único gerado de Deus tem a mesma natureza de Deus. Jesus morreu e Deus é imortal. Jesus na Nova Terra será Príncipe eternamente. Jesus nos resgatou para Deus. Jesus é o nosso Senhor e Salvador... Jesus se sujeitará a Deus....
Jesus por ser o representante de Deus... Por ter revelado Deus a humanidade... Foi chamado de Deus! Porém Jesus não é Deus no sentido restrito da palavra. Deus é o Pai de Jesus, o único, o Todo Poderoso e Imortal. Jesus veio revelar esse Deus Único!
Ele mesmo reconhece que Deus é seu Pai e seu Deus (João 20:17) e único Deus (João 17:3).

Pergunta para nossa reflexão:
Deus disse: “Não terás outros deuses diante de MIM” (singular). Êxodo 20:3
Quando eu afirmo e defendo que além do Pai, existem outros diante Dele, estou transgredindo o 1º mandamento da Sua Lei?

PRÓXIMA LIÇÃO: Adoração!