(09) Divindade: O Pai e o Filho no Antigo Testamento.

INTRODUÇÃO:
Se Deus é uma Trindade, uma unidade de 3 Pessoas poderia o homem ver alguma dessas Pessoas e viver? Deus alguma vez foi visto?

“E disse Deus (a Moisés): Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.” Êxodo 33:20

“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer”. João 1:18 (Versão de Jerusalém e Almeida Revista e Corrigida)

O Filho de Deus esvaziou-se, tornou-se em semelhança dos homens, se fez carne e habitou conosco. Mas e antes Dele se tornar homem? Foi Visto? Está escrito que Deus nunca foi visto! Como entender, versos em que afirmam que o Senhor apareceu? Quem falou e quem apareceu muitas vezes aos Patriarcas e Profetas? Quem é o Anjo do Senhor? Quem é o Príncipe do Exército do Senhor?

1) Quem era o anjo do Senhor que apareceu aos pais de Sansão?
“Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. (...) Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez ter com a mulher...” Juízes 13:3 e 9

2) Quem era o anjo do Senhor?
“Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Deixa que te detenhamos, para que te preparemos um cabrito. Disse, porém, o anjo do Senhor a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto, é ao Senhor que o oferecerás.” Juízes 13:15-16
“Ainda perguntou Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome? (...) Ao que o anjo do Senhor lhe respondeu: Por que perguntas pelo meu nome, visto que é Maravilhoso?” Juízes 13:17-18

3) Qual é um dos nomes do Filho de Deus?
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

4) Quem é este que aparece para Josué?
“Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou.Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez:” Josué 5:13-15
a) Quem é este que aceitou adoração?
b) Quem é este Ser que a Sua presença tornou o lugar santo?
c) Quem é este que se apresenta como o Príncipe do exército do Senhor?
Sem dúvida alguma que este que se apresentou como o Príncipe do Exército do Senhor é o Filho de Deus... Um anjo de Deus não aceita adoração (Apoc. 19:10). Portanto, o Filho de Deus é visto e conversa face-a-face com Josué. Porém Deus nunca foi visto!
Quando a Bíblia faz referência a “anjos” o escritor se refere a seres, que atuam como mensageiros, portadores de mensagens divinas aos seres humanos. No entanto ao referir-se, no singular, ao “Anjo do Senhor”, de modo específico, geralmente se refere ao Filho de Deus!
O Filho de Deus ou Anjo do Senhor é o Seu principal ou mais excelente Mensageiro no relacionamento de Deus com a humanidade. O Filho é chamado “o Verbo” de Deus (João 1:1), ou seja, “a Palavra” de Deus. Aquele mediante quem Deus falou e tudo se fez... Através do Filho, Deus alcança a humanidade...

5) Quem ouve a voz de Agar e quem fala?
“E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está”. Gênesis 21:17.

6) Quem Deus enviou junto com o servo de Abraão?
“O Senhor, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra de minha parentela, e que me falou, e que me juro dizendo: À tua semente darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho”. Gênesis 24:7.

“E ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai”. Gênesis 24:40.

7) Quem é o Anjo do Senhor que apareceu a Abraão?
“Mas o Anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. (...) Então o Anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu...” Gênesis 22:11 e 15

8) O Anjo do Senhor falou como se fosse o próprio Deus?
“...e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência...” – Gên. 22:16-17

9) Quem Deus enviou para acompanhar o povo de Israel?
“Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei. E enviarei meu anjo adiante de ti...” Êxodo 33:1-2.

“Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.” I Coríntios 10:1-4

10) O nome de Deus estava sobre Quem?
“Eis que eu envio um anjo diante de ti, (...) não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. (...) Porque o meu Anjo irá adiante de ti... Êxodo 23:20-23

Conclusão:
Deus nunca foi visto por homem algum. Como vimos o Filho de Deus antes de se tornar homem, foi visto várias vezes! Portanto existe uma grande diferença entre o Filho que foi visto e o Pai que homem algum pode ver e permanecer vivo!
Um dia veremos a Deus? Um dia veremos a glória de Deus? Um dia poderemos ver Deus e viver?

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5:8
O Filho nos resgatou e tornou isso possível. Amém! Louvado seja o Cordeiro...

PRÓXIMA LIÇÃO: Quais os problemas de se crer na doutrina da Trindade?