(03) Divindade: Quem é o Espírito Santo?

INTRODUÇÃO:
Para existir uma Trindade, o Espírito Santo deve ser uma Pessoa, um 3º Ser Pessoal da mesma forma que o Pai e o Filho são. Quando os escritores bíblicos se referiram ao “Espírito Santo”, será que eles queriam dizer isso? O que é ou Quem é o “Espírito Santo”?

Quem inspirou os profetas?
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21

O Espírito Santo é o Espírito de Deus?
“Por isso vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo.” - I Coríntios 12:3.

O Espírito Santo é o Espírito de Cristo?
“E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” - Atos 16:6 e 7.

O Espírito de Deus é o Espírito de Cristo?
“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Rom. 8:9

Quem inspirou os profetas?
“Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava... I Pedro 1:10-11

Quem inspirou os discípulos?
“Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.” I Pedro 1:12

Por esses versos podemos perceber que o Espírito Santo é o Espírito de Deus e/ou o Espírito de Cristo. Podemos ver que o Espírito de Deus e o Espírito de Cristo são um só. O Pai e o Filho, compartilham do mesmo Espírito. O Pai e o Filho são Santos, portanto o Espírito Deles é um Espírito Santo! Espírito de Deus = Espírito de Cristo = Espírito Santo.

Quem é o Consolador?
“Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” João 14:26

Quem envia e de onde procede o Espírito Santo?
“Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;” João 15:26

O que Jesus assoprou?
“E, havendo [Jesus] dito isto, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” João 20:22.

Deus nos enviou o Espírito de Seu Filho?
“E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Gálatas 4:6

Quem Deus irá derramar? O Seu próprio Espírito?
“Derramarei o meu Espírito sobre a tua raça...” (Isaías 44:3).
“...porque derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel...” (Ezequiel 39:29).
“...derramarei o meu Espírito sobre toda a carne... também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” (Joel 2:28 e 29).

Vimos que o Consolador é o Espírito Santo. O Espírito Santo procede de Deus e é enviado por Jesus. Jesus assoprou o Consolador. Afinal, o Consolador estava dentro de Cristo? Saiu Dele? Ou estava fora Dele? Deus derramou o Seu Espírito Santo, ou seja, o Consolador?

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
Deus é uma Pessoa, um Ser Pessoal? Sim. Ele tem um Espírito? Sim. (Rom. 8:9)
Cristo é uma Pessoa, um Ser Pessoal? Sim. Ele tem um Espírito? Sim. (Rom. 8:9)
E o Espírito Santo? Ele é uma Pessoa, um Ser Pessoal? Ele tem um Espírito? Você já leu: O Espírito do Espírito Santo?
O Pai e o Filho são Seres Pessoais, são Pessoas. O Espírito Santo é IMPESSOAL!

PERGUNTAS:
1) Como foi o derramamento do Espírito no Antigo Testamento? – Números 11:16-17 e 25 (Deus tirou do Espírito que estava em Moisés e colocou nos 70 anciãos?!)
2) Como foi o derramamento do Espírito no Novo Testamento? – Atos 2:1-4 (um som, como um vento forte em forma de línguas de fogo?!)
3) Quem era cheio do Espírito Santo? – Lucas 1:15; 4:1; Atos 2:4 e 13:52; 4:8; 4:31; 7:55; 11:24; 13:9.
4) Qual o desejo de Deus? – Efésios 5:18 (sejamos cheios do Espírito de Deus?!)
5) O que Eliseu pediu? – 2 Reis 2:9 (porção dobrada do Espírito?!)

Conclusão: Fica então claro que o Espírito Santo é o Espírito de Deus e/ou o Espírito de Jesus Cristo. O Espírito de Deus e o Espírito de Cristo na verdade é um só Espírito, um Espírito Santo. O Pai e o Filho são Santos, portanto o Espírito Deles é um Espírito Santo!
O Outro Consolador é o Espírito Santo. Esse Espírito foi derramado, no Pentecostes. Jesus assoprou o Seu Espírito sobre os discípulos. Eliseu pediu e recebeu porção dobrada do Espírito Santo e vários personagens eram cheios do Espírito Santo, ou seja, do Consolador!

Com isso podemos ver que a maneira como o Consolador foi enviado e como os escritores bíblicos se referiram a Ele, torna difícil afirmar que o Espírito Santo é uma Pessoa, um 3º Ser Pessoal, da mesma forma que o Pai e o Filho são. O Espírito Santo, na verdade é a Onipresença do Pai e do Filho! É o poder, a glória, a manifestação invisível e espiritual Deles.

Deus está ansioso para derramar o Seu Espírito sobre toda carne. Precisamos do Espírito Santo em nossas vidas... No pentecoste, houve um derramamento parcial desse Espírito, porém a promessa de Deus em Joel 2:28-29, irá se cumprir no futuro muito próximo. O desejo de Deus é que nós sejamos cheios do Espírito!

PRÓXIMA LIÇÃO: O Espírito Santo, ou seja, o Consolador, intercede, fala, se entristece, Ele tem ações Pessoais, então Ele é uma Pessoa?!