(04) Divindade: O Espírito e as ações pessoais.

INTRODUÇÃO:
Segundo os trinitarianos, o outro Consolador, é uma 3a Pessoa, além do Pai e do Filho, chamado de Deus Espírito Santo. Segundo eles, se o Espírito Santo, fala (Mateus 10:20), intercede (Romanos 8:26), entristece (Efésios 4:30), etc., então Ele é uma Pessoa, um 3º Ser Pessoal, mas será isso verdade? O fato de o Espírito ter ações Pessoais o torna uma Pessoa, um 3º Ser Pessoal da mesma forma que o Pai e o Filho?

Quem está aqui conosco? Ler João 14:16-18
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” João 14:16

Quem é o outro Consolador?
“Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” João 14:26

De onde procede o Consolador, ou seja, o Espírito Santo?
“Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim.” João 15:26

O Espírito de Quem foi enviado a nós?
“E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Gálatas 4:6

NOTA: Na lição 03, vimos que o Espírito de Deus e o Espírito de Jesus, é um só Espírito. Eles são Santos, portanto o Espírito Deles é um Espírito Santo.

Quem Jesus disse que voltaria para estar aqui conosco?
“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” - João 14:18.
“Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.” - João 14:20.

“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós...” João 14:28.

“E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” – Mateus 28:20.

Quem estava guiando os apóstolos?
“E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” - Atos 16:6 e 7.

NOTA: O Nosso Senhor Jesus Cristo, não está mais conosco de uma forma visível e carnal, mas está conosco em Espírito, ou seja, através do Seu Espírito Santo!
O Espírito intercede?

“...mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” – Romanos 8:26.
Quem intercede? Jesus ou uma 3ª Pessoa?
“Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” – Romanos 8:34.
“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25

Quantos Mediadores ou Intercessores nós temos e quem é Ele?
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” I Timóteo 2:5

Quem é o Espírito?
“Ora o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí está à liberdade.” II Cor. 3:17.

Quem é o Senhor?
“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.” I Coríntios 8:6

NOTA: Os trinitarianos afirmam que o Consolador, é outra Pessoa, além do Pai e do Filho, porém Paulo é claro em afirmar que o Espírito é o Senhor Jesus Cristo! II Coríntios 3:17.

Há versos em que o Espírito é apresentado como sendo o próprio Deus ou o próprio Cristo. O Espírito na verdade é a Onipresença do Pai e do Filho!

O fato de alguns versos atribuírem ao “Espírito” adjetivos e ações típicas de um ser pessoal não significa que o “Espírito” seja um ser pessoal. O “espírito” do homem também tem ações pessoais e isso o torna uma Pessoa? Claro que NÃO! Vejamos alguns exemplos:

_ Espírito de Faraó - Foi Perturbado (Gênesis 41:8)
_ Espírito de Ciro - Foi Despertado (Esdras 1:1)
_ Espírito de Jó - Sorve (Suga) o Veneno (Jó 6:4)
_ Espírito de Zofar - Responde por Zofar (Jó 20:3)
_ Espírito de Asafe - Desfalece (Salmo 77:3)
_ Espírito de Davi - Desfalece (Salmo 143:7)
_ Espírito de Isaías - Buscou a Deus (Isaías 26:9)
_ Espírito de Ezequiel - Excitou-se (Ezequiel 3:14)
_ Espírito de Nabucodonosor - Perturbou-se (Daniel 2:1-3)
_ Espírito de Paulo - Revoltou-se (Atos 17:16)
_ Espírito de Paulo - Ora e Canta (I Coríntios 14:14 e 15)
_ Espírito de Paulo - Recreou-se (I Coríntios 16:18)
_ Espírito de Tito - Recreou-se (II Coríntios 7:13)

NOTA: A palavra traduzida para “espírito” no Antigo Testamento é “ruach” e no Novo Testamento é “pneuma”. Os escritores bíblicos escreveram “ruach” de Davi, “ruach” de Deus, “pneuma” de Paulo, “pneuma” de Cristo, “pneuma” de Deus, “pneuma” Santo, etc.
Quando o salmista diz que o seu espírito estava amargurado, na realidade quem estava amargurado era o próprio salmista. Quando Paulo diz que o Espírito dele revoltou-se em Atenas, na verdade foi o próprio Paulo que se revoltou!

Da mesma forma o Espírito de Deus. Quando a Bíblia diz que o Espírito de Deus se entristece ou fala, é o próprio Deus quem se entristece e fala. Quando alguém mente para o Espírito de Deus, na verdade mentiram para o próprio Deus e não para uma 3ª Pessoa. Vejamos:

Ananias mentiu a Quem? – Atos 5:3-4
“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo, retendo parte da propriedade? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

CONCLUSÃO: As ações pessoais do Espírito de Deus e/ou do Espírito de Cristo, na verdade são ações do próprio Deus e/ou do próprio Cristo e não de uma 3ª Pessoa. As ações pessoais, na verdade são ações do possuidor do Espírito!

Cristo hoje está intercedendo por nós diante de Deus! Você confia Nele? SIM ou NÃO?
PRÓXIMA LIÇÃO: O Espírito Santo, ontem e hoje!