Meditação Diária (09.12.2011) Proselitismo


"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele." - Lucas 10:33 e 34.


Em sua viagem ao Brasil, o Papa Bento XVI afirmou que a Igreja Católica não faz proselitismo. O que significa esta palavra? De acordo com o dicionário Houaiss proselitismo é a atividade ou esforço para se fazer prosélitos, catequese, apostolado. O Papa, na verdade, estava acusando o que chamou de "seitas cristãs" de fazer proselitismo. Os evangélicos são realmente proselitistas? O proselitismo é realmente ruim?

A origem do termo prosélito está no grego (prosélytos) e significa "aquele que se aproxima" (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa). Aproximar-se dos outros não é algo ruim. O verso de hoje fala de um samaritano que aproximou-se de um judeu à beira da morte que havia sido assaltado e agredido. Dois líderes religiosos judeus que viram seu compatriota nesta lamentável situação e correndo risco de morte resolveram não se aproximar. Jesus elogiou a atitude do samaritano que ignorou a rivalidade do seu povo contra os judeus e atendeu um necessitado do povo inimigo. Este samaritano fez um proselitismo que devemos imitar: aproximou-se para salvar.

Enquanto muitos hoje simplesmente se aproximam para tentar ganhar adeptos para suas denominações, o verdadeiro cristão deve ter o mesmo espírito de Cristo e aproximar-se para salvar seu semelhante atendendo-o em suas necessidades básicas e urgentes e também ensinando-lhe o caminho da Salvação através de Jesus Cristo.

Oração: Pai de amor. Eu te agradeço porque o Senhor se aproximou de mim através de Sua Palavra. Aproximou-se através de Cristo. Aproximou-se do homem para o salvar. Obrigado Senhor. Eu desejo fazer o mesmo. Quero fazer um proselitismo da mesma forma que o bom samaritano fez. Quero me aproximar do meu semelhante para o ajudar e para o salvar. Esteja comigo nesta obra. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.
.