Meditação Diária (20.11.2011) Até quando?


"Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. Porém o povo não lhe respondeu nada." - I Reis 17:16.


Quando lemos a história do povo de Israel da época de Elias, muitas vezes temos a falsa impressão de que o povo estava imerso em profunda apostasia e tinha se esquecido do Deus verdadeiro. Isto não é verdade. O verso de hoje diz que Israel estava coxeando entre dois pensamentos. O que significa o verbo "coxear"? Significa mancar como um coxo, capengar. Quem coxeia dá um passo e se inclina para a direita e no próximo passo se inclina para a esquerda. É por isso que "coxear" tem um sentido figurado de hesitar, vacilar.

Na verdade, o povo de Israel capengava, ora adorando ao Deus verdadeiro, ora a um deus falso chamado Baal. Essas idas e vindas do povo fizeram com que o profeta perguntasse de forma incisiva: "Até quando coxeareis?"

Pode uma mulher agradar o seu marido se uma noite ela dorme com ele e na outra dorme com o seu amante - e assim indefinidamente: um dia dorme em casa e no outro fora de casa? Da mesma forma o povo de Deus não pode agradá-lo com este vai e vem. Deus pede de nós uma decisão. Deus pede de você um posicionamento como uma pessoa determinada.

Diante do apelo de Elias "o povo não lhe respondeu nada". Que não seja assim conosco. Que nossa decisão seja firme e única. O nosso Senhor é o único Deus.

Oração: Meu Pai. Quero pedir perdão se tenho coxeado entre Ti e Baal. Muitas vezes acho que sou fraco até mesmo para tomar uma decisão. Mas por isso necessito de Sua ajuda. Esteja comigo neste dia. Venha ser o Senhor de minha vida. Ajuda-me a decidir positivamente em seu favor. Eu te amo, Senhor! "Em nome de Jesus", amém.
.