Meditação Diária (18.04.2011) Professando nossa fé


"Para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." - I Coríntios 2:5.


Quando eu ouvia falar em "Profissão de Fé" minha mente automaticamente se voltava para a lista de doutrinas professadas, ou seja, pregadas pela denominação religiosa à qual eu pertencia.

Apesar de eu ter algumas dúvidas doutrinárias eu tinha fé na igreja. Eu não entendia quando pregavam que Deus é um ser pessoal e ao mesmo tempo é uma entidade coletiva composta por três pessoas. Tinha dificuldades para entender outras doutrinas relacionadas a profecias cuja interpretação exigia uma ginástica cerebral que, sinceramente, minha mente não era suficientemente aguçada para compreender. Mas eu confiava numa coisa chamada igreja - a denominação religiosa à qual pertencia. Aliás, uma denominação com muitos templos, editoras, escolas, hospitais, faculdades de teologia e, principalmente, com muitos administradores profissionais, pastores, mestres e doutores em divindade que não poderiam estar enganados com relação a todas estas doutrinas.

Mais tarde eu descobri que havia outras denominações religiosas igualmente influentes e com muitos doutores em teologia, mas que pregavam doutrinas diferentes. Como é possível dois homens estudarem a Palavra de Deus até o ponto de conseguirem um título de PhD e chegarem a conclusões diferentes com relação a ensinos básicos da Palavra de Deus?

Foi então que comecei a questionar a eficácia de uma religião denominacional orientada a dogmas teóricos e a doutrinas que são fruto de especulação humana.

Como Paulo, hoje minha fé não mais se apoia na sabedoria dos homens ou nas doutrinas pregadas pelas denominações religiosas, mas no poder de Deus. Esta é a diferença entre a religião teórica e a religião prática. Que neste novo dia o poder de Deus esteja atuando em sua vida.

Oração: Pai Nosso que estás nos céus, louvado seja o seu nome pelo seu amor, misericórdia, poder e sabedoria. Durante muito tempo me orgulhei por acreditar que sabia toda a verdade. Hoje sei que nada sei. Mas o que quero aprender e conhecer é um pouco do seu infinito amor. Quero uma religião prática. Quero viver como Seu Filho viveu nesta terra. Ajuda-me, Pai. Fica comigo neste dia. Em nome de Jesus é que te peço. Amém.
.