Meditação Diária (06.09.2011) Preciso de fogo.


"Muitos também dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos; e, calculando o valor deles, acharam que montava a cinqüenta mil moedas de prata." - Atos 19:19.


Paulo, em sua terceira viagem missionária, passou por Éfeso, uma cidade envolvida com paganismo e adoração da deusa Diana. A Palavra de Deus nos diz que "Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários" (Atos 19:11). Estes milagres se tornaram conhecidos de todos os que moravam em Éfeso e as pessoas começaram a temer a Deus. Além disso "o nome do Senhor Jesus era engrandecido" (Atos 19:17).

Quando um cristão como Paulo se dedica à pregação, o poder de Deus o acompanha e muitas pessoas acabam crendo e confessando os seus pecados. Foi isso que aconteceu em Éfeso. Crer em Deus e confessar os pecados é algo necessário, mas não é suficiente. Há algo mais que pode ser feito e os Efésios fizeram isso: destruíram todos os elementos materiais que estavam relacionados com sua velha vida de pecado.

O verso de hoje narra um "sacrifício" que subiu como cheiro suave a Deus. Naquela fogueira estavam os livros de artes mágicas e talvez outros materiais relacionados à antiga vida de idolatria dos Efésios recém-convertidos. A decisão de queimar os livros não deve ter sido simples para eles. Não era apenas o elevado valor financeiro destes livros que tornava a decisão difícil, mas também todo o envolvimento emocional de anos na prática do paganismo.

Amigo, talvez você já tenha crido no Senhor Jesus e já tenha confessado o seu pecado. Mas há em sua vida, em sua casa, em seu computador, em seu escritório, elementos materiais que lhe remetem à velha vida sem Cristo. Talvez estes elementos tenham um considerável valor material, talvez não. De qualquer forma hoje é o dia de orar ao Senhor e consultá-lo sobre o que deve ser feito com estes materiais. Espero que o exemplo dos Efésios possa influenciá-lo positivamente.

Oração: Amado Deus, quero ser puro de coração e de mente. Quero seguir os passos do teu Filho Jesus Cristo. Ajuda-me a pôr fim em todas as coisas que nada têm a ver com minha nova vida de homem espiritual. Dá-me forças para me libertar dos elementos que há anos tenho mantido de forma explícita ou oculta em minha vida. Que o reconhecimento do teu grande amor por mim e a percepção de suas ricas bênçãos sejam o fogo devorador que consuma estes elementos desprezíveis. Eu te peço forças em nome de Jesus. Amém.
.