Meditação Diária (14.09.2011) Um novo mandamento


"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros." - João 13:34.


As Escrituras Sagradas contém a mensagem de Deus para o homem. Há mensagens de conforto, esperança, repreensão, advertência, perdão e salvação. Mas nas Escrituras encontramos também a vontade de Deus para com o homem. Deus deseja que seus filhos vivam de determinada forma e, para tanto, Ele nos comunicou Seus mandamentos através da lei e dos profetas.

Através de Cristo, Deus transmitiu um novo mandamento: "que vos ameis uns aos outros". Por que este é um novo mandamento? O mandamento para amar a Deus e ao próximo já não tinha sido dado no passado? Por que Jesus referiu-se ao mandamento do amor como um "novo" mandamento?

Na verdade houve uma pequena alteração no mandamento. O mandamento anterior dado através de Moisés dizia que deveríamos amar ao próximo como a nós mesmos. Já o novo mandamento dado através de Cristo diz que devemos amar uns aos outros como Jesus nos amou. Você percebeu a diferença?

Perceba que o mandamento antigo dado por Moisés tinha duas limitações. A primeira é que o objeto do amor era apenas o próximo, não todos. A segunda limitação está no tipo de amor com que amamos o próximo: amar como a nós mesmos, ou seja, na mesma intensidade em que eu me amo eu devo amar ao meu próximo.

Já o novo mandamento dado por Cristo não tem limitações. Não se limita a amar apenas o próximo, mas todos devem ser objetos do nosso amor, inclusive nossos inimigos. A falta de limites do amor ordenado por Cristo não existe apenas com relação ao objeto do amor, mas também com relação ao tipo de amor. Enquanto o mandamento antigo ordenava amar como a nós mesmos, o novo mandamento ordena amar como Cristo nos amou, ou seja, um amor bem maior, um amor capaz de dar a vida pela pessoa amada.

É humanamente impossível obedecer este novo mandamento. Nenhum homem por si mesmo é capaz de amar um inimigo com o amor que Cristo nos amou. Apenas um milagre em nossa vida pode fazer tamanha transformação em nosso coração e nos habilitar a obedecer esta nova ordem.

Amanhã continuaremos falando sobre as consequências de obedecermos este mandamento.

Oração: Deus de Amor, mil motivos tenho para lhe agradecer, mas certamente o maior deles é pelo seu eterno amor por mim. Mesmo eu estando na condição de inimigo, pecador, desobediente o Senhor enviou Seu amado Filho para me resgatar e me deu o seu santo e bom Espírito como prova da salvação. Ajuda-me. Transforma-me! Quero amar a todos como o Senhor me amou. Habita em meu coração neste dia. Em nome de Jesus eu lhe peço. Amém.
.