Meditação Diária (23.09.2011) Quanto vale a riqueza?


"Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios." - Salmo 37:16.


Há algum tempo li um livro chamado "Pai Rico, Pai Pobre". Este livro foi um best seller durante muitas semanas nos Estados Unidos e também no Brasil. O que mais me chamou a atenção foi o conceito que o autor tinha a respeito dos ativos (patrimônio) que consomem sua riqueza. Quando li e refleti sobre isso pude perceber que muitas vezes os ricos têm uma qualidade de vida pior que muitos pobres. Posso explicar o porquê.

Uma pessoa quando começa a ganhar um salário um pouco mais alto é tentada a adquirir mais patrimônio. Isto significa um carro mais novo, uma casa maior, uma casa na praia ou no campo. Alguns até economizam até juntar um capital suficiente para abrir seu próprio negócio. Quando o cidadão começa a acumular muito patrimônio nós o encaramos como alguém que está melhorando de vida. Mas será mesmo que o acúmulo de patrimônio significa melhoria de qualidade de vida?

Quase sempre cada coisa que o homem adquire serve para consumir os seus recursos e dar-lhe maior preocupação. Um carro mais novo, por exemplo, exigirá maiores cuidados, o seguro e a manutenção serão mais caros, ele não poderá ser estacionado na rua, mas o dono terá que pagar por um estacionamento. Além disso um risquinho qualquer na lataria trará muito mais aborrecimento se o carro for novo. Uma série de outras preocupações e gastos adicionais estarão relacionados à aquisição de outros bens.

Resumindo, quanto mais patrimônio uma pessoa tem, mais problemas, despesas e riscos ela tem. A manutenção de tudo isso tende a gerar ansiedade e uma queda na qualidade de vida do indivíduo. Por isso temos que dar graças a Deus pelo pouco que Deus nos dá pois isso, segundo o verso de hoje, vale mais do que as muitas riquezas.

Amigo, cuidado com sua luta constante para melhorar de vida através do acúmulo de patrimônio. O Senhor deseja que seus filhos vivam bem e com tranquilidade e por isso nos alertou sobre os laços que as riquezas podem significar.

Oração: Deus rico em bondade e misericórdia, a cada dia tenho contemplado sua riqueza e seus atributos divinos. Meu grande desejo é ser como o Senhor é: rico em amor, graça, justiça e misericórdia. Querido Pai, desejo viver honestamente nesta terra e melhorar minha qualidade de vida e a da minha família. É por isso que tenho trabalhado com determinação e honestidade. Mas peço-te ajuda para eu não cair no laço do acúmulo de riquezas e gerar uma série de problemas para mim além de vir a me esquecer de ti. Louvo o teu nome hoje e sempre. Em nome de Jesus. Amém.
.