Meditação Diária (15.09.2011) Identificando um Cristão


"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."- João 13:35.


Ontem falamos sobre o novo mandamento dado por Cristo e relatado em João 13:34. Cristo ordenou que deveríamos amar uns aos outros assim como ele nos amou. Hoje vamos tirar um minuto para meditarmos sobre a declaração de Cristo imediatamente posterior ao mandamento.

Como podemos identificar um cristão? Há algum tempo identificávamos os cristãos através do vestuário, do comprimento dos cabelos e das saias das mulheres cristãs. Há ainda hoje pessoas que buscam identificar os cristãos por aspectos exteriores. Os aspectos exteriores podem servir como boa indicação de quem é cristão e quem não é, mas às vezes nos enganamos.

Muitas denominações cristãs usam vários critérios para identificar quem é e quem não é cristão. Uma delas é o nome do indivíduo nos registros da igreja. Outra forma é o nome do membro da igreja no registro de dizimistas. A ainda outros que identificam o cristão pelos cargos que ele assume dentro da igreja e pelo trabalho missionário ou assistencial que faz. Embora algumas destas formas possam dar boas indicações de que a pessoa é cristã, nenhuma delas identifica tão bem um cristão como a forma que Cristo estabeleceu.

A melhor forma de conhecer quem é de fato um discípulo de Cristo é usar o método de identificação que ele mesmo indicou. "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." O melhor sinal que identifica o verdadeiro cristão é a presença do amor divino em sua vida. Um amor desinteressado, um amor com misericórdia e empatia. Um amor disposto ao sacrifício próprio para beneficiar o outro. Um amor que seja uma reprodução da vida de Cristo nos dias de hoje. Um amor que só pode ser obtido quando Cristo, através do Espírito de Deus, habitar em nós.

Peça insistentemente ao Senhor para que lhe dê o seu amor hoje. Insista com Ele. Clame! Apenas desta forma poderemos ser considerados discípulos de Cristo.

Oração: Meu Deus, eu pensava que era um discípulo teu, mas hoje descobri que meu amor não é pleno. Eu desejo ser identificado por ti como um verdadeiro discípulo, mas preciso de mais amor. Na verdade eu já tenho um pouco de amor, mas não o suficiente para ser identificado como um verdadeiro cristão. Ainda há em meu coração um pouco de mágoa, um pouco de raiva de algumas pessoas que me prejudicaram. Dá-me o teu amor para que eu possa amá-las como o Senhor me amou. Eu preciso deste amor hoje, não amanhã. Ajuda-me! Em nome de Jesus eu clamo e peço. Amém.
.