Meditação Diária (06.07.2011) A má alegria


"Não sabes tu que desde a antigüidade, desde que o homem foi posto sobre a terra, o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento?" - Jó 20:4 e 5.


Se alguém lhe perguntasse o que você prefere: a alegria ou a tristeza, o que você me responderia? Creio que sua resposta seria a seguinte: "Que pergunta sem sentido! É claro que preferiria a alegria." Esta pergunta à primeira vista parece sem sentido porque associamos a alegria com algo positivo e a tristeza com algo negativo. No entanto nem toda alegria é boa e nem toda tristeza é má. Antes de optarmos entre a alegria e a tristeza devemos perguntar qual é a qualidade de ambas, pois é melhor ter uma boa tristeza do que uma má alegria. Hoje falaremos um pouco sobre a má alegria e amanhã discorreremos sobre a boa tristeza.

A má alegria é aquela que tem origem no pecado. O pecado não seria algo tão difundido se não oferecesse alguma aparente vantagem. A vantagem que os homens usufruem na prática do pecado é uma alegria passageira. O verso de hoje diz que "o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento". O apelo do pecado é tão forte que faz o homem esquecer o amanhã.

Recentemente a agência de notícia Reuters divulgou que em 2080 entre 1,1 e 3,2 bilhões de pessoas ficarão sem água. Entre 200 e 600 milhões ficarão sem alimentos. Tudo devido ao aquecimento global que é consequência dos desequilíbros do meio ambiente causados pelo capitalismo. A "alegria" decorrente do abuso da natureza não vai durar muito.

Meu amigo, talvez em sua vida você tenha buscado a "má alegria". Avalie sua vida espiritual e busque ao Senhor de todo o seu coração. Busque a verdadeira alegria que vem de Deus.

"Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome." Salmo 97:12

Oração: Amado Deus, eu lhe dou graças pela vida que me deste, pela força que me tens dado, pelos projetos que estão diante de mim. Pai, eu quero ser feliz, quero a alegria, mas apenas a boa alegria que vem de ti - a alegria da salvação. Ajuda-me a ter força espiritual para dispensar as propostas de más alegrias em minha vida. Quero ser feliz no Senhor Jesus! Quero ter alegria com paz! É o que te peço em nome de Jesus. Amém.
.