Meditação Diária (12.07.2011) Diga-me com quem andas!



"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes." - I Coríntios 15:33.


Como cristãos nosso alvo é fazer a vontade de Deus e viver uma vida de acordo com a vontade do Senhor. Sabemos que há práticas que nos ajudam e fortalecem na caminhada cristã: a frequência aos cultos na igreja, o estudo diário da Bíblia, a oração particular, o testemunho cristão e outras práticas recomendadas na Palavra de Deus.

No entanto, há um aspecto importante em nossa vida cristã que raramente consideramos. Quem são nossos companheiros? Qual é a qualidade moral e espiritual das pessoas com as quais decidimos conviver? É verdade que nem todas as pessoas com as quais entramos em contato são aquelas que escolhemos para nos relacionar. Quando vamos à escola, ao trabalho e à igreja lá encontraremos várias pessoas e está fora do nosso controle definir quem estará lá. No entanto, existe a possibilidade de eu escolher com quem desejo ter um relacionamento mais estreito e com quem vou me relacionar mais superficialmente.

Qualquer indivíduo emite e recebe influência. Não devemos imaginar que somos cristãos de isopor, hermeticamente fechados. A temperatura espiritual do meio em que vivemos nos afeta e nós também podemos afetar o meio. É por esta razão que no verso de hoje o apóstolo Paulo nos aconselha a evitar as más companhias. O objetivo aqui é manter-se incorruptível. Se temos bons costumes e nos unimos a más companhias os bons costumes serão corrompidos. Até nossa forma de comunicação será alterada. Nosso vocabulário será degradado. As palavras são um bom termômetro da influência que o meio exerce em nós.

"Não vos enganeis", alerta o apóstolo. As pessoas que te cercam e que se relacionam com você podem estar te prejudicando espiritualmente. Busque ansiosamente o Senhor e clame por auxílio e força. Que o Senhor Jesus seja sua companhia número um hoje e sempre.

Oração: Amado Deus, as pessoas que me cercam estão cada vez mais descontroladas, corrompidas e sem ti, Senhor. Noto pelas minhas palavras, pelo meu vocabulário que estou recebendo influência negativa do ambiente, isto para o meu prejuízo espiritual. No entanto, Senhor, quero ter um coração puro, incorruptível. Quero ser semelhante ao teu filho Jesus. Ajuda-me! Proteja-me! Fique comigo hoje e sempre! Amém.
.