Meditação Diária (09.07.2011) Exercitando os olhos da fé


"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas." - II Coríntios 4:18.


Talvez você já tenha ouvido falar em PNL: Programação Neurolinguística. A PNL ensina que ao se comunicar com uma pessoa você deve descobrir se ela é visual, auditiva ou cinestésica. Isso significa que há pessoas que assimilam melhor aquilo que vêem, outras aquilo que ouvem e outras aquilo que sentem. Um vendedor bem treinado em neurolinguística distinguirá através de padrões de comportamento se o seu interloculor (um cliente, por exemplo) é mais sensível naquilo que vê ou naquilo que ouve. Um professor também pode se beneficiar ao escolher o método de ensino se souber que tipo de aluno assistirá suas aulas. Na verdade todos somos visuais, auditivos e cinestésicos, mas alguns são mais visuais outros mais auditivos e outros mais cinestésicos.

Um filho de Deus, nascido do Espírito, não se influencia tanto pelo que vê, pelo que ouve ou sente. Há um outro sentido na vida do filho de Deus que determina suas ações e influencia o estabelecimento de suas prioridades. O sentido forte de um verdadeiro cristão não é a audição ou a visão física, também não é o sentimento tátil. O sentido forte de um servo de Deus é sua visão espiritual, sua sensibilidade àquilo que não se vê.

O apóstolo Paulo no verso de hoje ressalta esta característica. Ele ressalta o fato de que as coisas verdadeiramente importantes são aquelas que não se vêem (fisicamente falando), mas aquelas que se percebem com os olhos da fé. Os olhos do corpo atentam para o que é terreno e, portanto, passageiro. Os olhos da fé almejam as coisas eternas. Temos que procurar exercitar os olhos da fé para perceber o valor das coisas eternas.

Quais são os seus planos para hoje? Olhe com os olhos da fé e priorize o que é espiritual. Que Deus lhe abençoe hoje e sempre.

Oração: Meu Deus, há neste mundo muitos sons e muitas imagens que me atraem. Esforço-me sobremaneira para alcançar o que meus olhos desejam. Mas hoje estou convicto de que todo este esforço é para conseguir algo passageiro, temporal. Quero algo maior e melhor, quero os bens eternos que o Senhor deseja me dar. Quero desde já receber os bens espirituais que vem de ti. Me dê paciência, amor, fé, espírito de perdão, mansidão e domínio próprio. Quero ser um novo ser. Transforma-me Senhor. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.
.