Meditação Diária (14.07.2011) Irrepreensíveis em Santidade


"E o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco; para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos." - I Tessalonicenses 3:12 e 13.


O que é uma pessoa irrepreensível? De acordo com o dicionário irrepreensível é alguém que não dá margem a repreensão ou censura, alguém sem nenhuma falha, perfeito. Quando falamos em alguém irrepreensível e perfeito diante de Deus formamos em nossa mente a imagem de uma pessoa completamente honesta, uma pessoa mansa e com domínio próprio, uma pessoa que não se envolve com pecados ou imoralidades, uma pessoa que passa horas e horas estudando a Bíblia e orando.

É verdade que tais características são esperadas numa pessoa irrepreensível. Um homem irrepreensível terá estas características e muitas outras. No entanto, segundo o verso de hoje, não são tais características que fazem dele um homem irrepreensível diante de Deus. O texto de hoje inicia falando sobre o crescimento em amor de um para com os outros. Tal crescimento vem do Senhor. É a atuação do Espírito do Senhor que faz com que nosso amor cresça e "confirme" nosso coração. A palavra grega traduzida por "confirmar" é sterizo. Ela, na verdade, significa fortalecer, firmar de modo que fique estável. Uma pessoa que cresceu em amor e tem o seu coração firme e estável é uma pessoa irrepreensível em santidade diante de Deus.

Às vezes pensamos que conseguiremos a perfeição não fazendo determinadas coisas erradas. Não é assim. A perfeição é conseguida através do crescimento e aperfeiçoamento do dom do amor. Uma vez cheios de amor verdadeiro pelo próximo, demostrado como Cristo demonstrou, estaremos irrepreensíveis em santidade, prontos para a vinda do nosso Senhor Jesus.

Oração: Pai de amor, louvado seja o nome do Senhor. Quero ser como Cristo. Quero transbordar em amor para com o meu próximo. Fortaleça meu coração. Quero ser irrepreensível diante de ti. Ajuda-me a amar mesmo aqueles que não me amam, aqueles que querem me prejudicar. Ajuda-me a exercitar meu amor hoje de modo que meu coração fique firme, estável e consolidado em amor. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.
.