Meditação Diária (07.07.2011) A boa tristeza


"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte." - II Coríntios 7:10.


Ontem falamos sobre a má alegria - a alegria que vem da prática do pecado e que traz más consequências. Não há apenas a má alegria, há também a boa tristeza.

A boa tristeza pode ser comparada ao choro de uma criança que é repreendida por seus pais. A princípio a repreensão pode parecer algo negativo, mas o tempo mostrará que tal tristeza foi para o bem daquela criança.

Assim como a má alegria é aquela que tem consequências devastadoras, a boa tristeza é aquela que tem resultados positivos. Cristo deu um exemplo aos seus discípulos: "A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo." - João 16:21.

Meu amigo, talvez você esteja enfrentando um momento difícil em sua vida e esteja perguntando: "Por que tudo isso acontece comigo se busco ser fiel a Deus?" É possível que você esteja experimentando as consequências tristes de uma "má alegria", mas é possível também que Deus tenha permitido que você experimentasse uma "boa tristeza" a fim de que haja algum tipo de edificação em sua vida.

Não estranhe a boa tristeza. O verso de hoje diz que ela nos leva ao arrependimento e à salvação. Que Deus lhe abençoe neste novo dia!

Oração: Pai querido, muitas vezes tentei entender o que acontece comigo, mas não consegui. Hoje tu me revelaste que a tristeza pela qual tenho passado pode ser para o meu bem e para o meu progresso espiritual. Eu não me importo de passar pela boa tristeza que leva à salvação, mas livra-me Senhor da tristeza do mundo que opera a morte. Ande sempre ao meu lado, meu Deus. Nos momento felizes e nos tristes quero ter sua presença comigo, sempre! Em nome de Jesus. Amém.
.