Meditação Diária (16.07.2011) Quem sou eu?


"Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte." - Êxodo 3:10-12.


Moisés passou sua infância no Egito onde era considerado o filho da filha de Faraó. Recebeu todos os benefícios de um membro da família real. Isso certamente incluía ótima alimentação, cuidados médicos, estudos em ciência, artes e treinamento militar. Seu futuro seria brilhante. Certamente seria um dos assessores do Faraó. Há quem diga que ele era um dos candidatos a assumir o reino do Egito.

Mas os planos do Senhor para Moisés eram outros. Deus queria que Moisés fosse o seu instrumento para a libertação do seu povo do Egito. Quando no deserto de Midiã Deus fez o chamado a Moisés e lhe deu a missão de tirar o povo de Deus do Egito, Moisés resistiu dizendo: "Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?"

Quem sou eu? Quem sou eu para fazer isso? Esta pergunta de Moisés revela o conceito que uma pessoa tem de si mesma quando está diante de Deus. Ao estarmos diante da glória de Deus somos como pó aos nossos próprios olhos. Quem está longe de Deus pode se considerar superior aos demais, mas quem está perto de Deus sente-se incapaz ao olhar para si mesmo.

Diante deste sentimento de incapacidade o Senhor nos lembra que está ao nosso lado: "Certamente eu serei contigo", disse Deus a Moisés. Isso muda toda a história. Moisés poderia ser um grande homem, forte, bem preparado, mas sem Deus não era ninguém. A presença de Deus na vida de Moisés fez dele algo que jamais ele imaginaria: um libertador do povo de Deus, figura do próprio Salvador que, sobrevivendo à matança de crianças, cresceria para libertar o povo de Deus.

Ao receber o chamado de Deus não olhe para si perguntando "Quem sou eu?". Olhe para o Salvador e ouça "Certamente eu serei contigo".

Que Deus esteja contigo neste novo dia.

Oração: Amado Pai, sem ti nada sou. Sem ti nada posso fazer. Quem sou eu? Sou como uma erva que hoje está verde, mas amanhã está morta. Não há nada que eu possa oferecer a ti. Só passo a ser alguém se o Senhor for comigo. Seja comigo, ó Pai! Não me abandone! É o que lhe peço em nome do Seu Filho Jesus. Amém.
.