Meditação Diária (17.07.2011) Irmão, perdão por não te salvar...


"Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?" - Gênesis 4:9.


Em Fevereiro de 2007 um crime dantesco abalou o Brasil. Durante um assalto a um veículo no Rio de Janeiro os assaltantes não esperaram que a mãe tirasse o seu filho de 6 anos, João Hélio, do banco traseiro do automóvel. O garotinho ficou preso ao cinto de segurança pelo lado de fora enquanto os assaltantes aceleravam o veículo. Ao longo do caminho as pessoas que viam o carro em alta velocidade com o menino pendurado do lado de fora gritavam para que o motorista parasse. Após percorrer 4 quilômetros os bandidos abandonaram o carro e o corpo da criança morta ainda preso no automóvel. A notícia do enterro de João Hélio foi publicada no site globo.com:

O corpo de João Hélio foi enterrado no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste, em meio ao desespero da família. A irmã, de 13 anos, gritou ao ver o caixão descer ao túmulo: "Irmão, desculpa por não ter podido te salvar".

"Irmão, desculpa por não ter podido te salvar". Precisamos parar um momento e comparar esta declaração com o verso de hoje no qual Caim, após matar o seu irmão, diz não ter absolutamente nenhuma resposabilidade sobre ele. Qual é nossa responsabilidade em relação aos nossos irmãos? O que podemos e devemos fazer por eles? Somos capazes de levar a salvação ou a morte para os nossos irmãos? O que Deus pede de nós? Será que hoje o Senhor não está perguntando a cada um "onde está o seu irmão"?

Hoje é dia para refletirmos sobre nossa responsabilidade para com aqueles que nos cercam. Hoje é dia de estendermos a mão para não termos que dizer "Irmão, desculpe. Eu tive a chance de te salvar, mas não o fiz."

Oração: Pai querido, obrigado pelo privilégio que tenho de poder te chamar de Pai. Sei que junto com este privilégio tenho também a responsabilidade sobre vários irmãos que são Seus filhos. Ó Pai, às vezes quero ajudar, quero estender minha mão, mas não sei como fazê-lo. Ajuda-me a ajudar! Salva-me para que eu possa salvar. Habita em mim! Em nome de Jesus eu te peço. Amém.
.