Meditação Diária (25.07.2011) Por quê?


"Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim." - Daniel 10:12.


Há muitas situações na vida que nos deixam confusos. Diante delas somos tentados a perguntar: onde está Deus? Por que Ele não intervêm? Por que as coisas têm que ser assim?

Recentemente assisti a um documentário sobre os atentados terroristas de 11 de Setembro e sobre a guerra do Iraque. As cenas de destruição e morte nos levam a refletir sobre até quando Deus irá tolerar tudo isso.

O profeta Daniel passou por uma experiência semelhante. Ele, quando ainda era jovem, foi levado cativo para a Babilônia. Testemunhou a queda do povo de Deus. Daniel era um homem de oração que orava ao Senhor três vezes por dia. Nada do que havia acontecido para ele e para o seu povo havia enfraquecido sua fé, mas estas circunstâncias o levaram para mais perto de Deus.

O verso de hoje diz que Daniel teve duas atitudes que permitiram que Deus ouvisse suas orações e enviasse um anjo para dar-lhe revelações: A primeira atitude de Daniel foi aplicar o coração para compreender. Isso significa ter amor à investigação e à busca da verdade. Daniel buscava a Deus porque amava conhecê-lo e compreender seus desígnios. Em segundo lugar é mencionado que Daniel humilhou-se perante o seu Deus. Daniel era um homem sábio, investigador da verdade, amante do conhecimento, mas isso não o levou ao orgulho espiritual. Ele continuava humilde e humilhava-se perante Deus.

Meu amigo, quando dúvidas atigirem-no, não perca sua fé. Faça como Daniel: aplique seu coração para compreender as verdades de Deus e humilhe-se perante Ele. Que o Senhor te abençoe e te dê forças.

Oração: Amado Pai, quão grandes têm sido suas bênçãos sobre mim. Olho para o mundo e vejo destruição e morte, fome e dor, tragédias e lágrimas. Busco entender a razão de tudo isso. Ajuda-me Senhor a compreender melhor seus caminhos. Sei que tenho sido alvo do Seu amor e misericórdia, mas quero compreender porque ainda estamos vivendo aqui. Viva em mim. Habite no meu coração. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.
.