Meditação Diária (05.05.2011) Não poderei descer


"Estou fazendo uma grande obra, e não poderei descer. Por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse convosco." - Neemias 6:3.


O contexto do verso de hoje está relacionado com a reconstrução dos muros de Jerusalém. Por volta de 600 anos antes de Cristo, Jerusalém foi invadida pelo exército de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele destruíu a cidade e levou muitos judeus cativos para Babilônia. Algum tempo depois de Babilônia ser invadida e dominada pelos Medos e Persas os judeus foram liberados para reconstruir Jerusalém.

Neemias era o copeiro de Artaxerxes e recebeu a autorização do rei para voltar a Jerusalém e reconstruir seus muros. A obra não foi realizada sem obstáculos. Como qualquer obra importante de Deus, esta também enfrentou forte oposição. Tobias, Sambalate e Gesém estavam entre os mais acirrados opositores de Neemias e da obra de Deus. Estes chamaram a Neemias para uma reunião. Neemias, totalmente envolvido com seu objetivo principal, respondeu o que temos registrado no verso de hoje: "Estou fazendo uma grande obra, e não poderei descer."

Quantas vezes estamos fazendo algo para Deus e temos nossa atenção distraída? No momento em que precisávamos de foco no trabalho, algo aparece e nos faz descer de nossa importante missão. Descer significa interromper o que estamos fazendo para Deus por um motivo fútil. Descer significa cair moralmente quando se esperaria um padrão mais elevado. Descer significa colocar nosso coração em coisas que são desta terra e, com isso, atrapalhar nossa eficiência na obra do Senhor.

Meu amigo, o plano de Deus para você é grandioso. Não desça! Não cesse a obra!

Oração: Amado Pai, Tu sabes quantas provações seus filhos têm enfrentado. Sua obra é grande e poucos são os obreiros. Coloque no coração de cada um dos seus servos o amor pela obra de salvação de almas. Coloque dentro de nós a disposição para o trabalho intenso. Que nossos olhos fiquem afastados das distrações do mundo. Que ao recebermos a proposta para descer, possamos decidir não fazê-lo e permanecer firme no trabalho. Dá-nos força hoje e sempre. Em nome de Jesus. Amém.
.